PARA QUE A VIDA SEJA COMO UM PUDIM!

Pudim de leite condensado.                          Imagem: site União.
Tradicional, eu sei, mas é uma delícia. Há poucas pessoas que conheço que não se rendem à uma fatiazinha, que seja, desse doce que está presente na tradição da cozinha de muitas famílias. Mesmo aqueles que gostam pouco ou quase nada de doces sempre provam um pedacinho.
O pudim é uma sobremesa que leva ingredientes simples, mas requer certos cuidados que irei explicar para você. Nós já testamos várias receitas, desde as receitas de comadre até receitas assinadas por chefs. Entre erros e acertos, continuamos em busca do pudim perfeito. Uma das receitas mais bacanas que já passaram pela nossa cozinha é a da União. Pelo menos não falha! Pode anotar no seu caderno de receitas (ih, como diz minha avó, será que ainda se usa isso?).
ATENÇÃO:
A capacidade da xícara usada na receita é de 200ml. Você vai precisar de uma forma redonda, com furo, medindo aproximadamente 18,5 de diâmetro por 8,5 de altura, com capacidade para 2,5l e também de uma outra assadeira com água. Coloque a forma do pudim dentro dessa assadeira. Não é necessário muita água, ok?
Temperatura do forno: moderada (180ºC). Isso é muito importante, já que para um pudim sem furinhos, o forno tem que assar devagarzinho, em banho maria, na temperatura certa.

Tempo de forno: cerca de 2 horas. Dependendo do forno é preciso mais tempo. Fique atenta e se precisar espete um palito de churrasco para verificar se o pudim está cozido por completo.

Rendimento: cerca de 10 a 12 porções, mas sempre acaba antes do que a gente espera.


RECEITA DE PUDIM DE LEITE CONDENSADO
TUDO PRONTO? ENTÃO VAMOS AOS INGREDIENTES:

Para a calda de caramelo você vai precisar de:
2 xícaras de chá de União Doçúcar e 2 xícaras de chá de água fervente para afinar a calda.
Para o pudim você vai precisar de:
6 ovos grandes, 2 latas de leite condensado e 4 xícaras de leite comum.
MODO DE PREPARO:
CALDA: Ferva o DOÇÚCAR com a água até obter uma calda em ponto de caramelo. Junte a ½ xícara de água e abaixe o fogo. Cozinhe no fogo baixo mexendo de vez em quando até dissolver o caramelo. Espere esfriar um pouco e coloque na forma do pudim, revestindo-a completamente. Reserve.

PUDIM: Bata tudo no liquidificador. Passe 2 vezes pela peneira e coloque na fôrma reservada. Asse no banho-maria, no forno preaquecido. Se você quiser que o pudim asse rapidinho, cubra a forma com papel alumínio. Desenforme gelado, preferencialmente no dia seguinte. Sirva gelado.

Notas finais: Se por acaso (quase sempre acontece!) você sentir dificuldade de desenformar o pudim, não se desespere. Passe uma faca pelas bordas da forma, com cuidado, e coloque um prato por cima da forma. Vire - de uma vez - a forma e o prato. O pudim deve sair. Se não sair, repita o procedimento e tenha paciência pois quase tudo na vida se torna mais fácil com a prática. A calda geralmente é a mais complicadinha para as iniciantes, pois nem sempre se acerta o ponto. O importante, mesmo que ela fique mais líquida, á não deixar queimar.
Minha irmã Laís, que também adora fazer experimentos culinários como eu fez essa proeza que vou mostrar pra vocês. Veja que lindo que ficou e, o melhor, estava divino. Estava, porque já acabou.

E você, ficou com água na boca?

0 comentários:

Postar um comentário

 
vitrine feminina © 2011 | Designed by Ibu Hamil, in collaboration with Uncharted 3 News, MW3 Clans and Black Ops